Com as Horas Contadas (1950)

Típico filme de série B, Com as Horas Contadas é um dos mais característicos film noir da história do cinema. Edmond O’Brien é a “grande” estrela do filme, que assenta numa história simples, mas intrigante e que tira o máximo partido dos (poucos) cenários que utiliza. A mais-valia do filme é realmente a sua história, que subverte por completo a fórmula em que se baseia (poucos são os filme em que o “detective” é a própria vitima), consegue preencher o ecrã com personagens interessantes e únicos e ainda nos consegue agarrar até ao fim.

Baseado no filme alemão Der Mann, Der Seinen Morder Sucht (1931), Com as Horas Contadas marca a estreia de Rudolph Maté como realizador, que manteve a premissa do original, mas utiliza toda a sua experiência como director de fotografia para dar uma visão ainda mais negra e caótica da sociedade. A primeira cena do filme é um dos melhores exemplos do trabalho do realizador, já que consegue agarrar o espectador como poucos: a vítima entra na esquadra de polícia e pergunta pela pessoa responsável, seguindo-se o diálogo:

​ Bigelow: “Quero participar um assassinato.”
​ Detective: “Quem é que foi assassinado?”
​ Bigelow: “Eu.”

A partir daqui, e já com o espectador “agarrado”, acompanhamos o relato dos acontecimentos, numa viagem por ambientes negros e povoada por personagens com segundas intenções, mas cheios de alma. As voltas e reviravoltas da história são as habituais, mas o previsível final consegue, mesmo assim, surpreender-nos, tal é a qualidade do material.

As características de Com as Horas Contadas faz com que se destaque entre os filmes do género e, considerando que estamos a falar de um filme de baixo orçamento, destinado a ser um complemento de sessões duplas, tudo isto se torna ainda mais surpreendente.

Devido a um erro na renovação dos direitos de autor, Com as Horas Contadas encontra-se no domínio público e pode vê-lo na Sala de Cinema.

D.O.A.
Cardinal Pictures. Estados Unidos, 1950, 87 min., thriller
Realizador: Rudolph Maté. Argumento: Russell Rouse e Clarence Greene. Actores: Edmond O’Brien, Pamela Britton, Luther Adler, Beverly Garland, Lynn Baggett, William ChingHenry Hart, Neville Brand.

Um empresário vai de férias até São Francisco e ai descobre que foi envenenado e que apenas tem um ou dois dias de vida.