The Story of the Kelly Gang (1906)

Com uma duração de 60 minutos (6 bobines) aquando da sua estreia, a 26 de Dezembro de 1906, The Story of the Kelly Gang fica na história como a primeira longa-metragem do cinema, assim como o primeiro filme narrativo da Austrália.

Infelizmente, actualmente já não é possível ver o filme na sua totalidade, já que apenas chegaram aos nossos dias cerca de 18 minutos de película. A identificação do filme torna-se ainda mais difícil pelo facto de terem existido diversas versões, com cenas a serem acrescentadas nos anos seguintes à da estreia e que actualmente apenas existem fotografias. Até à década de 1970, The Story of the Kelly Gang esteve dado como completamente perdido e só a descoberta, em meados da década, de imagens e parte da película original permitiram o restauro do filme, que exibido à velocidade original de 18 fotogramas por segundo se traduz nos 18 minutos existentes.

A nível da sua produção pode se considerar The Story of the Kelly Gang um filme familiar, já que foi concebido pelo clã Tait, uma conhecida família de artistas de Melborne, que produziu, escreveu, realizou e interpretou o filme, tendo também utilizado diversas propriedades da família para a rodagem de interiores e exteriores. Para além da família Tait, o filme foi também produzido por dois químicos, Millard Johnson e William Gibson, que sabiam filmar e revelar película, tendo o primeiro sido o operador de câmara e o segundo o responsável pelo trabalho de laboratório.

Muito embora a sua técnica básica (praticamente não existe close-ups e muito menos se pode falar de montagem),The Story of the Kelly Gang foi um sucesso de público, tendo estado em distribuição durante 10 anos (nas suas diferentes versões) e dado origem ao filão de filmes de bandidos na Austrália.

Devido à sua importância histórica, The Story of the Kelly Gang foi, em 2007, incluindo no Programa “Memória do Mundo” da UNESCO e editado em DVD nesse mesmo ano, após o seu restauro pelo Arquivo Nacional do Filme e Som da Austrália.


The Story of the Kelly Gang
Johnson & Gibson. Austrália, 1906, 60 min., drama. Realizador: Charles Tait. Argumento: Charles Tait. Actores: Elizabeth Tait, John Tait, Norman Campbell, Bella Cola, Will Coyne, Sam Crewes

Dramatização da vida do bandido australiano Ned Kelly, que viveu entre 1855 e 1880.